quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Quem é? Poeta Lino Sapo!

Andrelino da Silva ou simplesmente Lino Sapo nasceu em 06 de janeiro de 1981, numa escola abandonada no distrito de Cachoeira do Sapo/ Riachuelo/RN. Cresceu no mesmo povoado e estudou na mesma escola que nasceu, só que agora reformada e em atividade. Filho de família de retirantes era o segundo filho do casal, Aderson e Damiana, que tiveram um total de cinco. 

Lino Sapo teve seu primeiro contato com o cordel na infância quando balançava seu pai em uma rede, o único letrado, enquanto ele lia em voz alta. As histórias do cordel faziam a sua imaginação viajar naquelas aventuras com dragões, cangaceiros e princesas. Quando tinha apenas oito anos seu pai o abandonou junto com toda família e foi embora levando consigo o único leitor da família com a única forma de lazer. Tendo percebido a situação crítica e inconformado com a perda do pai também leitor, Lino Sapo entra na escola com o objetivo de aprender a ler para ler os livros de cordéis deixado pelo mesmo. Aprendeu logo a ler e de repente assumiu a posição de leitor da família. 

Após os cordéis veio as revistas de Tex e logo mais já tava envolvido com a literatura nacional se debruçando em Machado de Assis, Lima Barreto, Euclides da Cunha. Depois de muita leitura desenvolveu a aptidão de escrever, geralmente cartas de amor, nuncas entregues, como forma de confidenciar as tristezas causadas pela discriminação social sofrida por ser pobre e negro. Ainda na adolescência se envolveu com o teatro, quadrilhas matutas e junto com outros jovens da cidade fundaram o grupo de jovens PLUJET ( Paz, Liberdade, União, Juventude, Educação e Trabalho). À frente do grupo começou a escrever a história de Cachoeira do Sapo por conta própria. Terminou os estudos aos 17 anos e infelizmente por falta de oportunidade permaneceu na sua terra trabalhando no mais diversos trabalhos, entre eles: fazer carvão, bater tijolos, brocar mato, vender dindin, picolé. 
No ano 2000 passou um ano no exército brasileiro onde muito aprendeu sobre a vida, infelizmente não enganjou o que era seu sonho e retornou para sua pequena cachoeira. 

No ano de 2003, teve a segunda mudança em sua vida, foi contratado como servente de pedreiro para trabalhar numa construtora na cidade de Natal, saindo assim de Cachoeira. A construção acontecia dentro do campus universitário da UFRN. Lá, vendo todo aquele universo, fez seu plano de entrar como aluno na universidade. No ano de 2005, passou no concurso para Agente de Saúde na sua comunidade e no mesmo ano passou no vestibular da UFRN para o curso de Biblioteconomia e também ganhou uma bolsa do Prouni para cursar história na UNP, mas não pode ficar com a bolsa por já ter outro vínculo, mesmo assim, custeou seu curso de história com o dinheiro que ganhava e cursou os dois ao mesmo tempo. 

Como trabalhava em Cachoeira do Sapo que ficava à 95 km de distância de Natal, isso causou mais dificuldades, pelo fato de não haver transportes no horário, sendo assim, Lino Sapo começou a ir de carona e nesse percurso somou 367 caronas durante sua formação. No ano de 2009, terminou ambos os cursos e mais uma vez prestou vestibular e voltou a estudar, dessa vez, letras língua portuguesa na UFRN. No ano de 2011, lançou seu primeiro livro, Inês, fábula que remonta a origem do nome do seu lugar. No ano de 2012, passou no concurso para bibliotecário da UEPB e começou a residir na Paraíba na cidade de Araruna. 

No ano de 2015, lançou o livro conhecendo os nomes das cidades do Rio Grande do Norte em um conto, gestado na residência universitária da UFRN, local que ganhou a alcunha de Lino Sapo por ser da Cachoeira do Sapo. No ano de 2016, lançou a coleção caçuá de versos: uma safra de rima no lombo da vida, composta por vinte cordéis dividido em 10 livros. Atualmente é editor pessoa física, poeta, bibliotecário, escritor e militante da cultura popular. 

Atua de forma apaixonada em eventos voltado a cultura popular principalmente a referente à poesia de cordel, a qual, tanto expõe e declama, como também ministra oficinas. Recentemente tornou-se apresentador do encontro de sanfoneiros realizado anualmente pela pró reitoria de cultura da UEPB e também ministrante de palestra motivacional, essa, por nome, Do caos à ordem: como sobreviver sendo ninguém, onde conta toda trajetória simples, desde a infância aos dias atuais, descrevendo a importância da leitura e da poesia em sua vida, por isso ilustra sua palestra com muita poesia tentando ajudar as pessoas a acreditarem um pouco mais em si. 

Lino Sapo tem percorrido com isso escolas, institutos federais, universidades e por último o Exército Brasileiro. Sempre preocupado com as questões sociais e educacionais do país, isso o fez apresentar à câmara municipal de Pedra Preta/RN e de Riachuelo/RN, uma proposta de projeto lei que para cada criança nascida no município um livro fosse comprado, dedicado à criança e incluído no acervo da biblioteca municipal. Em Pedra Preta esse livro seria um cordel. 

Devido seu relevante trabalho prestado à cultura popular, devido seu relevante trabalho prestado à cultura popular, principalmente a literatura de cordel, tomou posse na academia de cordel do vale do Paraíba, assumindo a cadeira 40 de patrono Firmino Teixeira. Lino Sapo é isso, o próprio se define como um brocoió amatutado lá das brenhas do sertão, o mesmo sertão que usa como cenário para sua poesia. Seu lema é, sou sempre a solução, nunca o problema, e assim vai de versos em versos fazendo um mundo diferente e melhor.

Enviado pelo próprio poeta, à pedido de Cícero Lajes 

Lembrete: nesse ano de 2018, o Poeta Lino Sapo receberá o título de Cidadão Lajense, indicação do professor Canindé Rocha ao vereador Cabeleira. 
Foto: Gideão Fernandes

2 comentários:

  1. Já pode até acrescentar nessa biografia que ele (Lino) já teve seu nome aprovado pela Câmara de Vereadores de Lajes para em breve receber também o título de cidadão lajense.

    ResponderExcluir

Quem é o Poeta? João Serrania

João Serrania é natural e residente de Afonso Bezerra, RN. Não se trata de apenas um poeta, seu grande dom é compartilhado com várias ou...